Qui est en ligne ?

Nous avons 1 invité en ligne

Suivez-nous sur

Bannière
Bannière

Identifiez-vous

Liens:

Bannière
Bannière
Bannière
Bannière

Primeira sessão do Celpe-Bras em Nanterre

Attention, ouverture dans une nouvelle fenêtre. Imprimer

 


Primeiro dia do exame, provas escritas.
16 candidatos estiveram presentes.
Segundo dia: prova de expressão oral.

 

A Universidade Paris Ouest Nanterre La Défense teve a oportunidade de sediar, pela primeira vez em abril de 2009, o exame de proficiência Celpe-Bras. Após um acordo firmado com o Ministério brasileiro da Educação e o consequente credenciamento da universidade como posto de aplicação do exame, foram abertas as inscrições para um curso de preparação, realizado entre fevereiro e abril. A divulgação do exame, tanto através do curso de preparação quanto no período de candidatura, surpreendeu os professores envolvidos – de fato, foram mais de vinte e cinco alunos interessados no curso e dezessete candidatos ao exame.

 

A desistência prévia de alguns interessados deu-se pelo fato de que muitos eram ainda iniciantes na língua e não tinham, portanto, o domínio mínimo exigido para a primeira certificação – o nível intermediário. O Celpe-Bras, previsto inicialmente como prova de língua para os estudantes estrangeiros que buscavam prosseguir seus estudos no Brasil, instituiu como primeiro nível de certificação o intermediário, por considerar que é a partir desse nível que o estudante estrangeiro poderá acompanhar adequadamente os cursos universitários em língua portuguesa. Desde sua instituição em 1998, porém, o exame evolui progressivamente. Atualmente, 17 universidades públicas brasileiras são centros de exame, enquanto no exterior esse número chega a 46. Seus objetivos vão hoje além dos estudos no Brasil.

 

Os candidatos que participaram do exame em Nanterre vieram de diferentes universos – houve estudantes universitários assim como profissionais de Nanterre, de Paris e da região em geral. Certas constantes marcaram o público interessado, como por exemplo, o fato de a maioria estar cursando atualmente Doutorado ou Mestrado em Nanterre, e, ainda, o fato de esses estudantes provirem majoritariamente do curso de Direito.

 

Foram no total 14 aprovações, sendo 4 em nível intermediário, 6 em nível intermediário superior, 1 em avançado e 1 em avançado superior.

 

Vale lembrar que o nível avançado superior é pouco obtido; somente 14 candidatos, nos centros fora do Brasil, o obtiveram durante essa sessão. Antoine Lourdeau, Doutorando em Arqueologia na Universidade Paris Ouest Nanterre La Défense, tem nossos parabéns pela conquista, que certamente contribuirá ainda mais no êxito de suas pesquisas.

 

 

Ingrid Bueno Peruchi

Coordenadora do Celpe-Bras

Université Paris Ouest Nanterre La Défense

Contact: celpe.nanterre@gmail.com