Politique éditoriale - Política editorial

Attention, ouverture dans une nouvelle fenêtre. Imprimer

Index de l'article
Politique éditoriale
Política editorial
Toutes les pages

 

 

A revista de culturas de língua portuguesa é uma revista bilíngue, criada em 2008 pelo Centro de Pesquisas Interdisciplinares sobre o Mundo Lusófono, CRILUS, membro da Equipe d’Accueil 369 “Etudes Romanes”, da Universidade Paris Ouest Nanterre – La Défense, antiga Paris X-Nanterre. Sua criação foi possível graças ao apoio do programa ARCUS Brésil 2005-2008, sub-projeto ARCUS 7 : « Línguas, Culturas, Discursos : para uma parceria franco-brasileira na formação universitária, na pesquisa e na ação cultural », assim como do Point de Culture brésilienne en France (MinC - PNUD/Brasil e Université Paris Ouest). A revista beneficia do apoio da Cátedra Lindley Cintra do Instituto Camões, criada na Université Paris X - Nanterre em 2002.

 

O bilinguismo se manifesta pela publicação de textos em francês e/ou em português em todos os números da revista. Esses textos não serão traduzidos nem submetidos a uma regra de equilíbrio entre as línguas ou entre as culturas. Os textos em português poderão ser escritos nas duas normas reconhecidas dessa língua, mantendo-se a coerência linguística e a indispensável correção ortográfica e redacional. Somente os textos de apresentação da ‘vida da revista’ serão veiculados nas duas línguas, para que o acesso a todos seja garantido.

 

O campo da revista é plural, assim como as culturas de língua portuguesa nos países cuja língua oficial e/ou nacional é o português e nos numerosos territórios das diásporas de língua portuguesa no mundo.

 

A revista Plural Pluriel existe somente no formato digital on-line, nenhuma versão em papel ou em CD é prevista. Ela respeita escrupulosamente os direitos autorais dos textos e das imagens publicados e é registrada pelo Centro de ISSN da Biblioteca Nacional da França.

 

A previsão de publicação é de dois números por ano. Cada número será dirigido sob a responsabilidade de um diretor e terá como base um dossiê temático, o qual dará nome ao número em questão. As temáticas serão indicadas com antecedência, assim como o nome do diretor indicado. Cada número inclui, ainda, um espaço para a criação original (contos, poemas, crônicas inéditas ou em edição bilíngue) ou para entrevistas ou outro documento relevante. Finalmente, uma seção intitulada “Compte rendus” é dedicada às resenhas de livros recentes.

 

Além desses dois números, Plural Pluriel poderá publicar, se o número e a qualidade dos textos recebidos exigirem, um número especial.

 

O site veicula informações precisas e completas sobre os comitês editorial e científico e sobre a apresentação e normas de avaliação dos textos recebidos.

 

Além dos números propriamente ditos, a revista propõe uma série de informações que não seguirão necessariamente o ritmo de publicação dos números da revista. Assim, a seção “Actualités” (Atualidades) será revista regularmente e informações recentes serão inseridas:

 

 

  • sobre os Seminários propostos pelo CRILUS, em Nanterre, mas também outros seminários relacionados às culturas de língua portuguesa de outras universidades francesas e estrangeiras;
  • sobre os Colóquios anunciados na França relativos à lusofonia, com eventual link para seus sites ou página de informações;
  • sobre as Teses defendidas pelos pesquisadores do centro e outros;
  • enfim, sobre as Publicações do Centro e as recebidas pela revista. Essas publicações poderão ser resenhadas posteriormente em um dos números da revista.

 

 

Plural Pluriel, revista das culturas de língua portuguesa, recebeu, pelos seus primeiros números, da classificação brasileira de periódicos científicos Qualis-Capes 2010, os conceitos B2 em Letras/Linguística e B5 em Artes/Música. Espera continuar digna de seus leitores, a quem agradece antecipadamente.