Qui est en ligne ?

Nous avons 1 invité en ligne

Suivez-nous sur

Bannière
Bannière

Identifiez-vous

Liens:

Bannière
Bannière
Bannière
Bannière

Segunda sessão do Celpe-Bras em Nanterre

Attention, ouverture dans une nouvelle fenêtre. Imprimer

Provas coletivas do dia 17 de novembro

 

Nos dias 17 e 18 de novembro, a Universidade Paris Ouest Nanterre La Défense sediou pela segunda vez em 2009 o exame Celpe-Bras, em parceria com o Ministério da Educação do Brasil.

 

Foram no total 13 inscritos, provenientes de universos e localidades por vezes bastante diferentes, resultado provável da ampla divulgação do exame. Se o meio universitário esteve representado por estudantes, professores e pesquisadores, interessados no Brasil ou no mundo mais amplo de língua portuguesa, trabalhadores em geral também se apresentaram, quer por razões outras que os levaram a aprender a língua portuguesa – como a prática da capoeira, em diversos casos – quer por interesses de evolução profissional.

 

Assim como na sessão anterior, de abril de 2009, a maior parte dos estudantes de Nanterre que se candidataram realiza estudos de pós-graduação na área de Ciências Humanas. Nesta sessão em particular, verificou-se um aumento no número de doutorandos em disciplinas como Geografia, Sociologia e Arqueologia.
Prova oral - dia 18 de novembro
Prova oral - dia 18 de novembro

 

Candidatos de origem ou de dupla nacionalidade portuguesa, brasileira ou angolana também se apresentaram, na intenção de obter um certificado, tal como o Celpe-Bras, que valide oficialmente seu domínio da língua portuguesa. Mesmo que majoritários, os candidatos de nacionalidade francesa não eram os únicos - inscreveram-se ainda candidatos belgas, argentinos e húngaros.

 

As tarefas escritas e orais comprovaram, mais uma vez, a competência dos professores-elaboradores do exame, não somente pela abordagem comunicativa centrada na capacidade de uso efetivo da língua, longe, portanto, dos exercícios estruturais ou de simples aferição de conhecimento, mas também pelos temas abordados. Ultrapassando imagens que se tornaram estereotípicas, quer do próprio brasileiro sobre seu país, quer do estrangeiro, os temas mostraram uma cultura brasileira “glocalizada”, que não pode mais ser teorizada, no contexto da globalização mundial, de forma isolada ou localizada, mas pressupõe o global no local. Foram abordados temas como o hábito da auto-medicação dentre os brasileiros (prova de compreensão de vídeo), a reciclagem do lixo num projeto no Estado de Minas Gerais (prova de compreensão oral), a mania da juventude brasileira pelo envio de SMS (prova escrita).

 

Após dois dias intensos de exames e de muitas e muitas expectativas, só nos resta agora desejar boa sorte a todos os participantes!

 

Provas coletivas - dia 17 de novembro
Provas coletivas - dia 17 de novembro

 

Ingrid Bueno Peruchi

Coordenadora do Celpe-Bras

Université Paris Ouest Nanterre La Défense

Contact: celpe.nanterre@gmail.com

 

RESULTADO DA SESSÃO